17 janeiro 2012

Plágio: O que é? + Novidades



Oi meninas! *-*

Vamos falar um pouco sobre plágio? Mas antes, vamos entender bem o que seria considerado plágio! Segundo o Wikipédia, plágio é:

"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."

A partir daí, podemos considerar que plágio é usar algum trabalho feito por outra pessoa, e dizer que foi você quem fez. 

Geralmente, as pessoas que cometem plágio, não sabem que isso é considerado um crime, segundo a lei 9.610 - Legislação de direitos autorais (leia aqui), criada em 1988.

Porque as pessoas plagiam? Sinceramente, não sei! Plagiar algo, não é um ato legal! Você se esforça pra fazer uma coisa diferente e criativa, daí vem um fulano lá e te copia, ¬¬.

É possível evitar o plágio? De certa forma sim, hoje em dia existem alguns tutorias, que ensinam como evitar que seu site ou blog seja plagiado, como esse aqui. Mas, impedir totalmente o plágio, é impossível, pois existem vários outros jeitos de plagiar! E a melhor forma de evitar o plágio, é pedindo mesmo aos visitantes do seu blog, que não copiem sem creditar, daí é só esperar o bom humor das pessoas, pra que entendem que ninguém gosta de ser plagiado!!!

Plágio, é realmente algo muito mais grave do que se pensa, se você plagiar alguém pode...

*Não ter mais seu blog encontrado, através de pesquisas no google.
*Parar de ter seu blog anunciado no AdSense.
*Pagar indenização ao autor do trabalho plagiado.
*Ter seu blog removido pelo Blogger.
*Pegar 3 meses à 12 meses de cadeia.

Como posso me prevenir de problemas, ligados ao plágio? A principal dica é: NÃO COPIE SEM CREDITAR! Até mesmo se você for se inspirar em alguma postagem, blog ou site, não esqueça de informar, quem foi o autor dessa ideia, ou seja, dê os devidos créditos! Fora essas coisas, você pode:

*Conversar com o autor do trabalho e pedir autorização para copiar a postagem, ou coisa do tipo, criada por ele.
*Creditar, mesmo editando o conteúdo.

Se você foi plagiado, meu conselho é MANTER A CALMA, não fique desesperado, nem saia xingando e ofendendo ninguém por aí, porque se não, o mais prejudicado será você! O melhor jeito de resolver isso, é conversando com a pessoa que te copiou e pedindo que ela te dê os merecidos créditos. Mas claro, nem sempre isso funciona e você poderá  denunciar ao Blogger, ou encaminhar uma ação judicial contra o plagiador.

Agora que já sabemos mais sobre esse assunto, iremos ficar cada vez mais alertas! E é claro nunca iremos deixar de dar os devidos créditos...

Obrigada Wikipédia, ao Site do Planalto Central por algumas informações e ao maravilhoso blog Jackie Dream, por um tutorial incrível!

Quanto as novidades, é só um pequeno aviso: Teremos muitas mudanças no blog, nesse ano de 2012!

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, plágio é realmente muito chato, pra pessoa que plagia e pela pessoa que é plagiada :(
Beijos, somente-moda.blogspot.com

Unknown disse...

OLáa
ótimo post. realmente, plágio é algoo muito chato, mas infelizmente todos nós na internet corremos esse risco.

seu blog tá lindooo.
to criando uma esquete lá no Maria Cereja, pois quero opiniões sobre oo que postar, queroo torná-lo um blog "mais" útil, sabe? Conto com a sua participação.
to te seguindoo já (:

http://mariacerejamaquiagem.blogspot.com/

Clara Levate disse...

Realmente, plágio é muito chato, mas se torna ainda mais se o plagiado ofender quem plagiou. O jeito mais fácil de resolver tudo isso é com calma, foi o que eu fiz na primeira vez que fui plagiada. Não denunciei, tive um conversa e resolvemos tudo.
Obrigada por seguir meu blog. Já retribui!
Mil desculpas pela demora de responder seu comentário. Ando muito ocupada!
Tem um post novo lá. Você não vai perder, né?
bjs da Cacá
Don’t Stop Believin’

Mariana B. disse...

Completei seus 100 seguidores!!kkkk... Aceita afiliaçao?
Espero sua resposta em algum dos meus posts ok?Bjs...
http://prettyteenager.blogspot.com/