09 dezembro 2011

Bullying: O que é?

Oi garotas *-*

Esse é um quadro novo, que eu acabei de criar, para postar coisas avulsas, nada sobre um tema determinado. E eu resolvi começar com o bullying, um assunto muito comentado e debatido atualmente. Para ficar mais informada, eu pesquisei é claro, mas nesse post, também tem a minha opinião e depoimentos realis de quem sofreu bullying, ou presenciou.


O bullying é um termo que se refere a qualquer tipo de agressão seja física, verbal, etc. E é dividido em duas partes, o bullying direto, que acontece quando o agressor insulta ou põe apelidos indesejados na vítima, e o bullying indireto, quando os agressores ficam cochichando coisas indevidas sobre a vítima, só para chateá-la.

A segunda forma de bullying é muito comum entre as meninas, principalmente quando são adolescentes. Na realidade o bullying indireto nem é tão grave assim, mas temos que tomar cuidado para não exceder demais os limites, como no caso da A., vejam o depoimento dela:

"Na minha sala as meninas são meio divididas, eu e mais 3 amigas andamos juntas, e sobram 2 que só  vivem grudadas. Durante um época, só ocorriam confusões entre nós, tudo por causa de fofocas, todas se chamavam de "vacas". As outras 2 meninas, inventavam algumas coisas e espelhavam para o pessoal do outro turno. Até que ninguém mais aguentou, tivemos que pedir a ajuda de uma professora. Graças a ela conseguimos resolver nossos problemas e ficar em paz por um bom tempo. Mas as outras meninas voltaram a fazer fofoca e dessa vez nem ligamos mais."


Agora um caso de bullying direto, sofrido pela Carol, dona e postadora desse blog:

"Eu sempre fui zoada. E como eu sempre estudei na mesma escola a vida inteira, eu consigo suportar algumas zoações, mas quando eu era pequena, eu ligava para tudo que as pessoas diziam. Me chamavam de 4 olhos (porque eu usava óculos), de baleia, entre outros apelidos. E pela minha idade, eu chorava com todas as críticas. Mas hoje levo numa boa (quase tudo)!"

As vezes eu fico tentando entender qual é graça de ficar humilhando as pessoas, colocando apelidos horríveis, pegando seus  objetos pessoais e expondo pra todos. E como ninguém é perfeito, na maioria das vezes o agressor (quem pratica o bullying) também tem milhões de defeitos. E para terminar deixo com vocês um dica: Antes de apontar os defeitos dos os outros se olhe no espelho e enxergue os seus.

Beijos.


Nenhum comentário: